CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Entenda o papel do contraste para exames de imagem

Entenda o papel do contraste para exames de imagem

05 de Março de 2021

O contraste facilita a visualização de estruturas internas do organismo, auxiliando em um diagnóstico mais preciso.

Ao receber a recomendação de um exame de imagem com contraste, muitos pacientes ficam receosos. Não saber como se preparar e o medo da substância utilizada podem gerar ansiedade entre os pacientes.

Por isso, a CETAM preparou este artigo explicando o papel do contraste para os exames de imagem e tirando as principais dúvidas sobre o procedimento.

 

Como o contraste funciona?

O contraste é uma substância que, quando aplicada no organismo, permite visualizar com mais precisão estruturas internas e vasos sanguíneos. Ele é utilizado nos exames de tomografia, raio-x e ressonância magnética.

Basicamente, a imagem durante um exame é captada a partir da sua densidade. Nesse sentido, ossos são mais densos e aparecem com nitidez. Já órgãos e partes moles têm visualização bastante limitada.

O contraste aumenta a densidade, possibilitando analisar estruturas que, de outra forma, não apareceriam no exame.

 

Quais os tipos de contraste?

A aplicação do contraste geralmente é oral ou por injeção. Existem três tipos muito comuns de contrastes aplicados. São eles:


- iodo: provavelmente o mais comum, que avalia o tubo digestivo, estruturas vasculares, rins e útero. Utilizado na tomografia e no raio-x;
- sulfato de bário: utilizado para analisar órgãos do sistema digestivo, como esôfago, duodeno e intestino. Usado em exames de radiografia e também na tomografia;
- gadolínio: ajuda na identificação de tumores, processos infecciosos e no estudo de estruturas vasculares. Utilizado na ressonância magnética.
 

O que preciso saber antes de realizar o exame com contraste?

Recomenda-se que o paciente esteja em jejum de 8 horas antes de receber o contraste. Isso porque a substância pode, em alguns casos, provocar vômitos.

As substâncias usadas para o contraste podem provocar reações alérgicas. Geralmente os efeitos são bastante leves, como coceira e manchas no corpo. Contudo, existe alguns casos raros de falta de ar e parada respiratória.

A CETAM está preparada para analisar qualquer ocorrência fora do comum e prestar suporte ao paciente, com equipe médica e paramédica altamente capacitada.

 

Fontes:

https://imeb.com.br/exame-com-contraste-riscos-para-que-serve/

https://telemedicinamorsch.com.br/blog/exames-contrastados

https://ecomax-cdi.com.br/blog/tire-suas-duvidas-sobre-o-uso-de-contraste-em-exames-de-imagem/

https://cetamdiagnostico.com.br/aplicacao-de-contraste-nos-exames-de-imagem-mitos-e-verdades/


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL