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Saúde mental da mulher: dicas para ajudar a desacelerar em 2022

15 de Fevereiro de 2022


Definir metas é uma das estratégias a se utilizar neste novo ano. E a vida profissional está
incluída em meio às prioridades. Contudo, depois de praticamente dois anos de pandemia e a
intensificação da síndrome de Burnout, ter uma boa saúde mental é imprescindível. Agora, é
possível desacelerar tendo resultados positivos? A resposta é sim!

Dividir as tarefas é uma das grandes ações para conseguir conciliar sucesso e qualidade de
vida.

A pessoa que é mãe, esposa, religiosa, esportista, empresária, ou funcionária, tem em cada
atividade, uma velocidade distinta e por isso é necessário dividir o tempo para cada
responsabilidade, evitando atropelos na agenda e rotina diária. Se não dividir as tarefas e
determinar tempo para cada uma delas, a situação fica pior se o companheiro tiver um
emprego e atividades também com ritmo intenso. Em cada divisão de tempo e tarefas, tenha
disciplina para respeitar o planejamento feito.

Por exemplo, se você trabalhar de 8h às 18h e tiver oito tarefas a cumprir, separe três e eleja a
mais urgente para resolver no mesmo dia.

Evite distrações com coisas aleatórias durante esse período, levando em consideração o
horário de almoço e lanches da manhã e tarde, para evitar ter que cumprir o papel de
trabalhar mais tempo que o planejado. Evite também falar de trabalho em meio aos intervalos
do dia a dia.

Tenha cautela com metas complicadas: não crie metas impossíveis de serem alcançadas, caso
contrário, ficará desanimada, frustrada e estressada.

A busca pela meta impossível pode causar esgotamento e é aí que pode surgir a Síndrome de
Burnout.

Trata-se de um transtorno psíquico e comum em profissionais que passam por momentos de
tensão, pressão extrema e que exigem um grande envolvimento do indivíduo, seja de forma
física, emocional ou psicológica.

É recomendado que o indivíduo que identificar qualquer sinal de esgotamento e estresse
relacionado ao trabalho busque ajuda profissional antes do agravamento do quadro.
Além de possuir tratamento, é possível evitar esse transtorno buscando formas de alívio da
tensão, praticando atividade física, tendo momentos de lazer e socialização e buscando uma
boa qualidade de sono.

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