CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Saiba os 8 mitos mais perigosos sobre Nutrição, alimentação e emagrecimento

Saiba os 8 mitos mais perigosos sobre Nutrição, alimentação e emagrecimento

06 de Abril de 2018


1 - O primeiro mito evidente sobre alimentação é que se precisa comer de três em três horas, um dos mais fortes que existem, porém não tem base científica nenhuma. Ao comer seguidamente, você estimula continuamente o hormônio da insulina no sangue, nunca dando folga - a insulina é o hormônio responsável pelo armazenamento de gordura e quando ela está ativa no sangue bloqueia totalmente a queima de gordura. Portanto, comer de três em três horas não permite que seu corpo faça a autofagia naturalmente, que é um processo que renova e otimiza o organismo, e é fortemente relacionado à longevidade e rejuvenescimento.

 

2 - O segundo mito, também um dos mais fortes e sem comprovação cientifica, é que as gorduras saturadas fazem mal. Toda evidência científica de qualidade, ensaios clínicos, randomizados e estudos epidemiológicos de qualidade mostram o oposto, que gorduras saturadas não causam problemas cardíacos, diabetes ou qualquer outro problema e nem mesmo está individualmente associado a esses problemas. A gordura saturada está presente em todos os alimentos que contém gordura. Por exemplo, o azeite de oliva tem 14% de gordura saturada na mesma medida que o bacon e até o leite materno tem essa gordura. A gordura saturada é uma das poucas coisas que aumenta o HDL, o colesterol bom, por isso, a gordura saturada é essencial para nosso corpo. Reduzi-la demais pode trazer problemas de saúde.

 

3 - Mais um grande mito é que o colesterol faz mal. O colesterol é essencial para vários hormônios, até mesmo para conversão da vitamina D. O nosso corpo fabrica a maioria do colesterol que a gente precisa. É comprovado cientificamente que o colesterol que consumimos não altera os níveis de colesterol no sangue. A população, por acreditar que o colesterol faz mal à saúde, deixou de consumir gorduras naturais como sebo de porco, manteiga, óleo de coco, entre outras, e passou a consumir margarina e óleos vegetais. Na verdade ele funciona como um “band aid” que ajuda a diminuir a inflamação e problemas nas paredes das artérias - o que causa o entupimento das artérias é a quantidade exagerada de carboidratos refinados e óleos vegetais consumidos pela população, como pães, massas, doces, óleos vegetais, margarinas, causando problemas cardíacos.

 

4 - O quarto mito é o de que o sal faz mal à saúde. Estudos mostram que consumir pouco sal pode ser mais prejudicial à saúde do que consumir muito. Por exemplo, os animais têm necessidade de ingerir sal, pois é necessário para a vida em geral. O que devemos fazer é confiar no nosso paladar. Nós sabemos quando um alimento está salgado demais ou de menos. Quando se tem uma alimentação saudável não é necessário se preocupar com a quantidade de sal que utiliza na comida, pode salgar o alimento de acordo com o paladar.

Porém, deve-se tomar cuidado com o sal contido em alimentos processados, fast foods, que esses sim, são prejudiciais por não percebermos a quantidade de sal contida neles.

 

5 - O quinto mito é a ideia de comer menos calorias para emagrecer. Estudos mostram que não é a quantidade de calorias que ajuda no emagrecimento e sim a qualidade dos alimentos. Quando o foco é o que se come, deixa de ser importante o quanto se come.

 

6 - O sexto mito é a mentalidade de que para emagrecer precisa fazer exercícios físicos. Noventa por cento do emagrecimento se mantém através da alimentação. Claro que exercícios bem feitos são saudáveis e bem-vindos. Mas é comprovado cientificamente que exercícios físicos feitos com o objetivo para emagrecimento não promovem a perda de peso.

 

7 - O sétimo mito é que ovos fazem mal e aumentam o colesterol. O medo de aumentar o colesterol é infundado. O colesterol é ingerido na dieta praticamente e não afeta o colesterol do sangue. Existem vários estudos que mostram que o consumo de ovos em si não tem nenhuma relação com problemas de saúde.

 

8- Por fim, o oitavo mito são as famosas dietas, cujas promessas são de solução imediata para emagrecimentos. Não acredito em dietas. Acredito em se implantar um estilo de vida saudável para você manter para o resto da vida, que te leve a um objetivo e te mantenha lá. Dietas são temporárias e sofríveis.

 

Podemos alcançar nossos objetivos sem esforços heroicos, sem suar como um maluco e sem passar fome, com naturalidade e mantendo tudo isso pelo resto da vida. E este estilo de vida é o que chamo de “alimentação forte”, baseada em alimentos de verdade, limitados em substâncias comestíveis com a pratica inteligente e estratégica de jejum intermitente e tudo isso adaptado para emagrecimento ou para manter o peso para o resto da vida, sem nunca mais se preocupar com o sobe e desce do peso na balança. Veja os mitos que separamos:

 

Do: Emagrecer de Vez

Por: Rodrigo Polesso

Fotos/ Créditos: iStock photo

 

Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.

Texto retirado do YouTube: https://www.youtube.com/watch?v=uriWZkWIy98&t=162s | Acesso em: 06/04/2018 às 14:29

* Rodrigo Polesso é certificado em nutrição otimizada para saúde e bem-estar pela Universidade Estadual de San Diego na Califórnia, EUA.

 


VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111