CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Quem não pode doar sangue?

Quem não pode doar sangue?

10 de Novembro de 2020

Tem vontade de doar, mas não sabe se atende aos requisitos? Descubra os impedimentos para doação de sangue

A doação de sangue é um ato simples que salva vidas. Contudo, essa prática ainda gera muitas dúvidas em relação aos requisitos e impedimentos, sejam eles temporários ou permanentes.

Por causa do final de ano, as doações caem e os estoques dos hemocentros costumam ficar críticos. Descubra abaixo se você tem algum impedimento para doar sangue, e caso não tenha, faça uma boa ação ainda este ano!

Diabéticos podem doar sangue?

A doença em si não impede a doação. Contudo, pacientes que fazem uso de insulina ou outros medicamentos injetáveis não podem doar. O motivo é que, durante a entrevista, não é possível garantir que a técnica de aplicação seja adequada e isso pode gerar dúvidas em relação a infecções.

Diabéticos que façam controle por meio de medicamentos orais ou dieta, que estejam bem de saúde e não tenham sofrido nenhuma complicação decorrente da diabetes podem doar.

Pacientes oncológicos ou que já venceram o câncer podem doar?

O câncer é um impedimento definitivo para a doação de sangue, mesmo entre aqueles pacientes que já estão curados, incluindo leucemia. Contudo, segundo o Ministério da Saúde, há exceção para alguns tipos de carcinomas já curados.

Doenças que impedem a doação de sangue

Outras doenças que impedem a doação são pacientes com HIV positivo, Doença de Chagas, quem já teve malária, teve hepatite após os 10 anos de idade, teve problemas graves no pulmão, coração, rins ou fígado, passou por transplante de órgãos ou medula.

Pacientes com Hipotireoidismo ou Hipertireoidismo podem doar desde que estejam com a doença controlada.

Medicamentos que impedem a doação

A ingestão de remédios impede de forma temporária ou definitiva a doação. Listamos abaixo os medicamentos mais comuns que podem impedir a doação, mas a orientação é avisar o Banco de Sangue ou Hemocentro sobre o uso de medicamentos antes de doar.

Algumas classes de remédios que podem impedir a doação são anti-inflamatórios, antibióticos, corticoides, anorexígenos, antiparasitários, anti-hipertensivos, anticoagulantes, anticonvulsionantes e antialérgicos.

Anticoncepcional e pílula do dia seguinte não impedem a doação.

Homens gays têm direito de doar

Desde maio de 2020, homens gays podem doar sangue. Até então, havia um impedimento legal para a doação, proibida pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). A restrição foi derrubada pelo Supremo Tribunal Federal por entender que era discriminatória.

Tatuagem e piercing são impedimentos temporários

A colocação de piercing ou tatuagem impede a doação pelo período de 12 meses. O doador pode ter contraído algum vírus na realização desses procedimentos, e nesse caso a pessoa que recebe o sangue também vai se contaminar.

Jejum é um impedimento para doação

Uma dúvida muito comum é sobre a necessidade de estar em jejum para doar sangue. Na verdade, estar em jejum é um impedimento. A orientação é que o doador tenha se alimentado bem, mas evitado alimentos gordurosos nas horas que antecedem a doação. Também é vedada a ingestão de bebidas alcoólicas 12 horas antes de doar.

Onde doar?

O Hospital Municipal Dr. Waldemar Tebaldi, em Americana, possui um Banco de Sangue. Ele fica na Avenida da Saúde, número 415, no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Por causa da pandemia, é preciso agendar a doação, evitando assim aglomerações. O agendamento pode ser feito pelo telefone 3468-1739.

Se ainda tem dúvidas se você pode fazer a doação, entre em contato com o Banco de Sangue.


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL