CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Previna-se! Conheça 8 alimentos que aumentam a imunidade naturalmente

Previna-se! Conheça 8 alimentos que aumentam a imunidade naturalmente

13 de Abril de 2020

Devido a pandemia global que estamos vivenciando, a saúde pública tornou-se um dos assuntos mais comentados na atualidade. É certo que muitos cuidados devem ser tomados como medidas de prevenção da COVID-19. Contudo, pouco se fala da importância da alimentação no controle da propagação da doença. 

Sim, é de suma importância que os hábitos de higiene sejam intensificados, bem como o isolamento social e mais uma série de recomendações da Organização Mundial da Saúde que devem ser seguidas corretamente. Entretanto, é importante conter um pouco a histeria — o que não significa contradizer o que a OMS está solicitando —  e pensar mais em nossa participação ativa para a prevenção da COVID-19. 

Estar atento ao que é ingerido nas refeições e ao fortalecimento do sistema imunológico é fundamental nesse momento. Por isso, na leitura a seguir vamos apresentar oito alimentos que contribuem para o aumento da resistência imunológica do seu organismo. Confira!

   

1 - Frutas Cítricas

 

Algumas frutas como laranja, acerola, limão, kiwi e morango são alimentos ricos em vitamina C, antioxidantes, fibras, flavonóides e propriedades anti-inflamatórias. Estas frutas cítricas aumentam a imunidade do organismo e são extremamente importantes para a prevenção do câncer e doenças cardiovasculares. 

   

2 - Vegetais verde-escuros

 

Vegetais como brócolis, couve, couve de Bruxelas, rúcula e espinafre são fontes importantes de ácido fólico e vitaminas A, B6 e B12, nutrientes que atuam na maturação das células imunes, auxiliando na resistência às infecções. Além disso, é importante ressaltar que estes alimentos também são ricos em ácido fólico, substância que participa da formação de glóbulos brancos, responsáveis pelas defesas do organismo.

   

3 - Alimentos ricos em zinco

 

O Zinco é um nutriente que aumenta a resistência das células contra invasores externos. Essa substância pode ser encontrada em grandes quantidades em carnes, cereais integrais, castanhas, sementes e leguminosas, tais como feijão, lentilha, ervilha e grão-de-bico. 

   

4 - Oleaginosas

 

Acabamos de falar da importância (e necessidade) de ingerir alimentos ricos em zinco, mas as nozes, castanhas, amêndoas e óleos vegetais (de girassol, gérmen de trigo, milho e canola) também são fontes ricas em vitamina E, nutriente que aumenta a atividade das células e diminui a produção de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular. 

Além disso, a castanha-do-Pará é um alimento rico em selênio, um antioxidante   poderoso que também auxilia no combate aos radicais livres e que turbina o sistema imunológico. Consumir uma ou duas por dia é suficiente para suprir as necessidades diárias de selênio.

   

5 - Tomate

 

No tomate pode-se encontrar o licopeno, um excelente aliado no combate de doenças cardiovasculares. Além disso, ele também remove os radicais livres do organismo (substâncias responsáveis por acelerar o envelhecimento celular e deixam o corpo mais propício a desenvolver doenças).

   

6 - Gengibre

 

O gengibre auxilia nas defesa do organismo porque possui ação bactericida poderosa, além de boas doses de vitamina B6 e C. Pode ser adicionado no suco (1 colher de sopa de gengibre ralado, duas vezes por dia) ou servir para fazer chá (2 colheres de sopa de gengibre fresco para 1 litro de água).

   

7 - Iogurte Natural

 

O iogurte natural é rico em lactobacilos com propriedades probióticas, que melhoram a flora intestinal e fortalecem o sistema imunológico. É importante compreender que quando o intestino está saudável, ele é capaz de separar o que não nos faz bem e absorver os principais micronutrientes, como as vitaminas. Além disso, esse alimento também auxilia no controle do sobrepeso e obesidade.

   

8 - Alho e cebola

 

O alho reduz e dilui o muco nos pulmões, sendo eficaz contra tosse persistente e bronquite. Por ser rico em vitamina A, C e E, o alho é um forte aliado para reforçar o sistema imunológico.

Já a cebola é uma verdadeira fonte de benefícios: tem propriedades anti-inflamatórias, antivirais, antiparasitárias, antibacterianas e antifúngicas. É recomendada para se prevenir contra gripes, resfriados e infecções em geral.

Ingerindo as quantidades recomendadas diariamente de vitaminas e nutrientes, você aumenta sua imunidade contra o novo coronavírus e diversas outras doenças. Cuide-se e proteja quem você ama. 

Todos os direitos reservam-se as fontes mencionadas.

 

Disponível em: 

https://boaforma.abril.com.br/nutricao/11-alimentos-para-aumentar-a-imunidade/

https://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/10833-18-alimentos-para-aumentar-a-imunidade-de-forma-natural

http://gnt.globo.com/bem-estar/materias/dez-alimentos-para-aumentar-a-imunidade.htm


VOLTAR
© 2020 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL