CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Líquido da Vida: por que seu corpo precisa de água?

Líquido da Vida: por que seu corpo precisa de água?

20 de Março de 2021

No Dia Mundial da Água, lembrado em 22 de março, entenda a função desse líquido no organismo humano.

Beber água aparece em todas as listas de hábitos saudáveis. A importância dela é inegável, mas você já parou para pensar por que o seu corpo precisa receber esse líquido?

A água possui diversas funções químicas e mecânicas no organismo. Entre 60% e 70% do corpo de uma pessoa adulta é composto por água, mas apesar disso o corpo humano não consegue armazená-la, sendo necessário ingeri-la todos os dias.

Sua falta pode desencadear processo de desidratação, problemas renais e até dificultar a digestão dos alimentos.

Aproveite o Dia Mundial da Água, comemorado em 22 de março, para entender a função desse precioso líquido no organismo humano.

 

Caminho percorrido pela água

A água entra no organismo em sua forma líquida ou então em alimentos ricos nessa substância. A porta de entrada, claro, é a boca. A água passa pelo esôfago e chega até o estômago, onde ocorre absorção pelo organismo, mas ainda em níveis baixos.

Ela segue então para os intestinos, onde ocorre uma alta absorção. A principal função do intestino grosso, inclusive, é absorver a água ingerida pelo corpo.

Depois de passar pelo sistema digestivo, a água é levada até o sangue. Com a ajuda do coração, ela é transportada para todas as células do corpo, promovendo hidratação.

Por fim, o excesso de água no organismo vai parar nos rins, que filtram o sangue e controlam a água que não pode mais ser aproveitada. Ela então é eliminada por meio da urina.

 

Funções da água no organismo

A água está em envolvida em vários processos do corpo humano. Veja as principais funções que ela desempenha:


- controlar a temperatura corporal;
- absorção de nutrientes;
- melhorar a circulação sanguínea;
- ajudar no processo digestivo;
- auxiliar na desintoxicação do corpo;
- hidratar as células;
- manter o sistema urinário funcionando;
- prevenir cálculos renais.

Envolvida em todos esses mecanismos essenciais, fica claro porque a água é chamada de líquido da vida!

 

Afinal, quanta água preciso beber por dia?

Geralmente recomenda-se a ingestão de dois a três litros por dia, mas o volume necessário varia de pessoa para pessoa. A quantidade de água que alguém precisa é influenciada por fatores como peso corporal, nível de exercício físico, dieta rica em sal ou em alimentos com bastante água, clima da região e o metabolismo individual.

Para saber quanta água seu organismo precisa, o recomendado é observar a frequência com que você vai ao banheiro e a aparência da urina. O ideal é que ela esteja amarelo-clara.

Se estiver escura e com odor forte, significa que é preciso ingerir mais água. Se ela estiver transparente, é recomendado diminuir a quantidade ingerida. Água em excesso pode causar diluição do sangue e do sódio no organismo.

Fontes:

https://recreio.uol.com.br/corpo-humano/qual-e-o-caminho-que-a-agua-percorre-no-nosso-corpo.phtml

https://www.unimed.coop.br/viver-bem/saude-em-pauta/a-importancia-da-agua-no-corpo-humano-tire-todas-as-suas-duvidas


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL