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Hábitos que ajudam na prevenção do câncer

04 de Fevereiro de 2021

Lembrado em 4 de fevereiro, o Dia Mundial de Combate ao Câncer é um convite a se prevenir da doença.

Devem ocorrer 625 mil novos casos de câncer em 2021 no Brasil, segundo estimativa do Inca (Instituto Nacional do Câncer).

Com o objetivo de diminuir a ocorrência de câncer na população, foi instituído no ano de 2000 o Dia Mundial de Combate ao Câncer, lembrado sempre em 4 de fevereiro.

Além de fatores genéticos, existem também causas evitáveis de câncer, ligadas a hábitos nocivos à saúde.

Neste dia, descubra atitudes simples que você pode mudar no seu cotidiano e contribuir para a prevenção do câncer.

Não fumar:

Esse hábito aumenta em até 20 vezes as chances de desenvolver câncer de pulmão. O cigarro também está ligado à formação de tumores na laringe, faringe, boca, esôfago, e contribui para câncer de bexiga, pâncreas, útero, rim, estômago, intestino e alguns tipos de leucemia.

Evite consumo de álcool:

Tomar duas doses de bebida alcoólica ao longo de 40 anos aumentam em 54% o risco de desenvolver câncer. Esse hábito facilita o câncer de faringe, laringe, esôfago, estômago, fígado e intestino.

Não tome sol entre 10h e 16h:

Tomar sol é importante para a saúde, desde que com moderação e no horário correto. Entre 10h e 16h não é recomendado se expor aos raios solares, que podem aumentar a chance de desenvolver câncer de pele.

Evite consumo de carnes ultraprocessadas:

Comer ao menos 50 gramas desses alimentos por dia aumenta em 18% o risco de câncer colorretal. Se encaixam na categoria de carnes ultraprocessadas alimentos como salsicha, bacon, presunto, linguiça, salame, mortadela e peito de peru.

Alimente-se bem:

Um cardápio rico em frutas, legumes, verduras, cereais integrais e leguminosas aumenta a imunidade e ajuda a manter longe o sobrepeso. A obesidade está associada ao desenvolvimento de 11 dos 19 tipos de câncer mais frequentes no país, segundo o Inca.

Pratique atividades físicas:

O recomendado é realizar no mínimo meia hora de exercícios por dia. A movimentação mantém o corpo saudável, libera hormônios importantes para o bem estar, controla o peso, diminui o colesterol e aumenta a imunidade.

Fontes:

https://www.inca.gov.br/campanhas/dia-mundial-do-câncer

https://www.inca.gov.br/causas-e-prevencao/como-prevenir-o-cancer

https://revista.abrale.org.br/prevencao-principal-forma-de-evitar-cancer/


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