CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | É preciso interromper a amamentação ao usar contraste?

É preciso interromper a amamentação ao usar contraste?

04 de Agosto de 2021

Em agosto, é celebrado o mês do aleitamento materno, o alimento mais precioso para a nutrição dos bebês. No CETAM, muitas mães apresentam a dúvida se é necessário interromper a amamentação em caso de usar contraste.

Entenda mais sobre as substâncias utilizadas, as possíveis reações e a recomendação para mulheres que estão amamentando.

O que é o contraste?

Essa substância é importante na realização de exames de imagens, como tomografia e ressonância magnética. Geralmente, os contrastes são à base de iodo ou gadolíneo. Eles possibilitam uma melhor visualização dos órgãos internos nos exames, auxiliando em um diagnóstico mais preciso.

É possível ter algumas reações ao contraste, como gosto metálico na boca, calores, coceiras e manchas no corpo, ou até em alguns casos mais raros, falta de ar.

O CETAM possui uma equipe especializada para atendimento de eventuais reações ao contraste. Muitas lactantes relatam receio de que as substâncias sejam passadas aos pequenos por meio do leite materno.

É necessário suspender a amamentação?

As substâncias usadas no contraste ficam no organismo durante um período e podem sim ser excretadas no leite materno nas 24 horas após a administração. Contudo, a quantidade é muito baixa e a literatura médica não relata casos de efeitos adversos em crianças.

No caso do iodo, por exemplo, cerca de 1% da dose aplicada na paciente é excretada no leite materno. Para o gadolíneo, a taxa é ainda menor, aproximadamente 0,04%. A absorção pelo trato gastrointestinal dos bebês é bastante reduzida, girando em torno do 1%. Com essas taxas, não têm sido registrados efeitos adversos nos pequenos.

Em função disso, não há a recomendação para suspensão da amamentação logo após a realização de exame com contraste. É válido ressalvar que as substâncias usadas no contraste podem alterar ligeiramente o gosto do leite materno temporariamente.

Se ainda assim a mãe optar por suspender a amamentação, a recomendação é fazer a ordenha do leite antes da aplicação do contraste para garantir a alimentação do bebê. Após o exame, também deve ordenhar as mamas e desprezar o leite até que restabeleça a amamentação.

Fontes:

https://pebmed.com.br/deve-se-suspender-amamentacao-na-realizacao-de-exames-de-imagem-contrastados/

https://imeb.com.br/os-meios-de-contraste-e-a-amamentacao/


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL