Atitudes simples contribuem para desfrutar de um verão saudável. Ingerir ao menos 2 litros de água ao dia, vestir roupas leves e evitar lugares fechados e esforço físico nos horários de temperaturas mais elevadas são importantes para se prevenir de imprudências como queimaduras, insolação e desidratação.
Horário de maior calor
Não tome sol entre 12h e 16h. Todos os órgãos de saúde fazem esse alerta, uma vez que são mais intensos os raios solares, provocando queimaduras e insolação. Os sintomas de insolação são febre, pele avermelhada, rápida pulsação, respiração ofegante, dor de cabeça e tontura.
Use protetor solar a cada 3h. Prefira fazer exercícios físicos entre o começo da manhã e o final da tarde.
Roupas leves
Bermudas, vestidos, camisetas de regata. Escolha utilizar roupas claras e leves, preferencialmente com algodão, pois é um tecido que controla o suor.
2 litros de água e boa alimentação
Não se esqueça do fundamenta: beba ao menos 2 litros de água durante o dia, especialmente no verão, período em que a perda de água no organismo ocorre com maior frequência.
Fuja da intoxicação alimentar
Muito cuidado com a intoxicação alimentar, comum nessa época do ano em estabelecimentos no entorno de praias e em cidades turísticas. Se atente a procedência dos alimentos e use repelente para ter um verão mais confortável e seguro.
Ambiente fresco
O ambiente em que você for ficar neste verão precisa ter boa circulação de corrente de ar. Use ventilador, deixe portas e janelas abertas e o ar-condicionado é sempre opção – mas lembre-se de fechar a janela.