Caldo verde é opção leve para saborear no inverno

CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Dica de alimentação: Caldo Verde é opção para o inverno

Dica de alimentação: Caldo Verde é opção para o inverno

20 de Maio de 2016


Caldo verde é opção leve para saborear no inverno

A nossa dica de hoje é sobre alimentação. AFinal, o ganho de peso no inverno não é apenas uma impressão. Com a chegada das temperaturas frias, é comum que a gente passe a consumir alimentos mais pesados. Mas que tal apostar em uma alternativa que une sabor e baixo número de calorias? Nós estamos falando do caldo verde, que possui inúmeras variações e ainda oferece benefícios ao organismo.
 
Receita pode ajudar a manter o peso no inverno


Uma sopa quentinha no inverno pode ser o melhor tipo de refeição para você. Só que na hora de escolher a receita, é importante optar por aquelas mais leves em calorias e ricas em nutrientes. Assim, também é possível compensar a diminuição no ritmo dos exercícios físicos – atitude comum durante o frio.
 
Ocorre que não são apenas as guloseimas e o tempo frio que levam você a ganhar alguns quilos adicionais. A depressão causada pela mudança de estação também influencia o apetite e o humor de algumas pessoas.
 
Isso sem falar que nós estamos geneticamente programados para comer e armazenar mais calorias no inverno. Segundo artigo publicado "Metabolic Syndrome and Related Disorders", o corpo é projetado para lidar com a escassez. Por isso, vale a pena apostar em boas receitas para não sair da linha.
 
O caldo verde, além de ser pobre em calorias, também possui muitos nutrientes e pode ser uma forma eficaz de consumir legumes e verduras nessa temporada. A couve-flor, por exemplo, contém antioxidantes que ajudam a prevenir mutações celulares e reduzir o estresse oxidativo dos radicais livres, prevenindo certos tipos de câncer.
 
Já a couve-manteiga é uma velha conhecida das pessoas que buscam uma alimentação mais saudável. Trata-se de um alimento rico em fibra dietética, nutriente que ajuda a reduzir a fome e auxilia no controle de peso.
 
É possível que também previna as gripes de inverno, já que 100g dessa couve proporciona duas vezes mais vitamina C do que o necessário por dia. Isso sem falar que você pode misturar os ingredientes e ainda acrescentar outros de sua preferência.
 

Caldo verde

Como preparar um caldo verde

O caldo verde é uma receita simples e que pode fazer parte da maioria das suas refeições, principalmente no jantar. E o melhor de tudo: o seu preparo é rápido, ideal para aqueles dias em que o tempo está curto. 
 
Ingredientes
 
1 maço de couve-flor
 
1 maço de couve-manteiga
 
1 dente de alho picado
 
½ cebola picada
 
2 colheres (sopa) de azeite de oliva
 
Filé de frango cozido e desfiado
 
Temperos a gosto


Modo de preparo
 
Em uma panela, cozinhe a couve-flor. Em seguida, coloque-a no liquidificador com um pouco de água. Retornando à panela, refogue no azeite o alho e a cebola e depois junte a couve-flor processada para ferver.
 
Logo que levantar fervura, junte a couve picada bem fina e deixe cozinhar por mais dez minutos em fogo baixo. Finalmente, adicione o frango desfiado, temperos a gosto e uma pitada de sal e azeite. Sirva em seguida.
 
E aí, o que achou das dicas? Compartilhe com os seus amigos nas redes sociais.

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111