CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Demência Frontotemporal (DFT) do ator Bruce Willis

Demência Frontotemporal (DFT) do ator Bruce Willis

07 de Março de 2023


A demência frontotemporal (DFT) é um tipo de demência que afeta as áreas do cérebro responsáveis pelo comportamento, personalidade, linguagem e tomada de decisões. É uma doença degenerativa progressiva que ocorre quando as células nervosas nessas áreas do cérebro começam a morrer.

O que é?

A DFT é uma doença rara, que geralmente se manifesta em pessoas com menos de 65 anos de idade, mas pode ocorrer em pessoas mais velhas. Os sintomas iniciais da DFT podem incluir mudanças no comportamento e personalidade, como apatia, perda de interesse em atividades anteriormente apreciadas, falta de inibição social, comportamento impulsivo, dificuldade em seguir regras e perda da capacidade de planejar e organizar.

À medida que a doença progride, a linguagem e a capacidade de comunicação também podem ser afetadas, levando a dificuldades na fala, compreensão e escrita. Os sintomas motores, como tremores e rigidez, são menos comuns na DFT do que em outras formas de demência.

Tratamento

Não há cura para a DFT, e o tratamento visa controlar os sintomas. O diagnóstico precoce é importante para o tratamento e para ajudar a pessoa e a família a planejar e lidar com os cuidados e as mudanças que virão com a progressão da doença.

Bruce Willis e a DFT

Segundo a revista Istoé, "o estado de saúde do ator Bruce Willis continua a piorar progressivamente, segundo informam pessoas mais próximas. O conhecido ator de filmes de ação como Duro de Matar anunciou sua aposentadoria no ano passado após ser diagnosticado com afasia. Ele completa 68 anos no dia 19 de março. 

"Em entrevista à revista alemã Bild, Wifried Gliem, prima de Marlene Willis, de 87 anos, mãe do ator, confidenciou que esta “não tem certeza se o filho a reconhece”. Ela afirmou ainda que “os seus movimentos são muito lentos, com uma agressividade constante. Não é mais possível manter uma conversa normal. Esse comportamento é típico de pacientes que sofrem da mesma condição.”

Desde que iniciou o tratamento, Bruce vem recebendo o apoio e acompanhamento de toda a família, incluindo a ex-esposa Demi Moore, que chegou a admitir que o ator teve a fala debilitada, motivo que resultou em sua aposentadoria precoce, aos 67 anos."

Saiba mais sobre DFT em nosso Podcast ERA Educação

Doutor Tiago Ferreira, médico Neuroradiologista do grupo CETAM, explicou detalhadamente a doença, com imagens reais no Podcast ERA Educação. Clique aqui para assistir

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111