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Cuidados para ter ossos saudáveis

17 de Fevereiro de 2021

Fraturas relacionadas à osteoporose, que atingem por exemplo o quadril ou as vértebras, aumentaram nas últimas três décadas

A osteoporose é uma doença que atinge a população idosa e é responsável por fraturas que podem impactar na mobilidade. Ela ocorre quando a densidade óssea diminui e há uma desorganização da arquitetura dos ossos. Tudo isso contribui para fraturas no quadril, vértebras, punhos, extremidades do fêmur e bacia.

Segundo o Ministério da Saúde, a incidência de fraturas relacionadas à osteoporose tem aumentado nas últimas três décadas. O aumento na expectativa de vida da população deve vir acompanhada de cuidados para manter a estrutura corporal saudável.

Não espere a idade chegar para se preocupar com seus ossos. Veja cuidados que podem ser adotados a qualquer momento da vida para prevenção da osteoporose:

Cálcio diário: esse é o nutriente que garante a força e estabilidade dos ossos. Um adulto precisa de 1.000 mg por dia, e um idoso em torno de 1.300g. O cálcio está presente em alimentos como leite, iogurte, queijo, espinafre e couve.

Vitamina D: ela é responsável pela absorção do cálcio no organismo. O corpo tem acesso a essa vitamina de forma natural pelos raios solares. Contudo, evite exposição das 10h às 16h!

Esteja em dia com a desintometria óssea: o exame que verifica a densidade dos ossos deve ser realizado de acordo com a indicação do médico, levando em conta fatores de risco como histórico familiar, doenças de tireoide, doenças reumáticas e avanço da osteoporose após a menopausa.

Faça exercícios físicos: o sedentarismo é nocivo, entre outras coisas, à saúde dos ossos. É preciso do movimento para que eles se mantenham fortes e saudáveis.

Fontes:

http://g1.globo.com/bemestar/blog/doutora-ana-responde/post/tres-dicas-para-manter-seus-ossos-saudaveis.html

https://exame.com/casual/5-resolucoes-para-manter-os-ossos-saudaveis/

http://bvsms.saude.gov.br/bvs/publicacoes/HSE_URM_OST_0604.pdf


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