CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Cuidados para evitar queda de idosos

Cuidados para evitar queda de idosos

12 de Julho de 2021

A queda da própria altura pode trazer consequências para os idosos, reduzindo a mobilidade; veja como evitar esse tipo de acidente.

A queda da própria altura é um acidente que pode acarretar graves consequências para os idosos. Esse evento pode trazer a necessidade de internação, cirurgias, além do risco de reduzir a mobilidade de maneira temporária ou irreversível. Segundo o Ministério da Saúde, entre as pessoas com 80 anos ou mais, 40% cai a cada ano.

As causas da queda são diversas, mas em boa parte dos casos esse acidente está associado à osteoporose. Essa doença torna os ossos mais frágeis e aumenta o risco de fraturas.

Assim, uma das principais formas de prevenir quedas é ir regularmente ao ortopedista. Esse especialista vai indicar a frequência adequada para realização do exame de densitometria óssea, acompanhando a densidade mineral e a perda óssea.

Por meio da emissão do raio-x através do corpo do paciente, é possível avaliar a saúde dos ossos. É por meio desse procedimento que o médico pode identificar os sinais precoces da osteoporose e definir o tratamento adequado para reposição de cálcio.

Junto com esse cuidado com a saúde, devem estar associadas boas práticas dentro da residência do idoso. Abaixo, uma lista com cuidados simples que podem evitar acidentes domésticos:

- Elimine da casa tudo que possa provocar escorregões, como tapetes, ou dê preferência para modelos antiderrapantes;

- Instale barras, suportes e corrimões em locais críticos para quedas;

- Use sapatos com sola antiderrapante;

- Deixe os ambientes claros e bem iluminados;

- Realize atividades físicas para fortalecimento muscular, sempre sob supervisão médica;

- Evite que o idoso use escadas, degraus e ande por superfícies lisas;

- Organize os móveis de maneira a deixar o caminho livre para o idoso, sem a necessidade de desviar de objetos.

Outros fatores associados às quedas são problemas de visão, neurológicos, artrite e artrose, cardiopatias e hipertensão. Consulte regularmente seu médico para manter a saúde em dia, evitando as quedas e garantindo qualidade de vida.

O CETAM Diagnóstico tem uma equipe especializada para realização de Densitometria Óssea, esse importante exame para detecção da osteoporose.

Para maiores informações, entre em contato pelo WhatsApp: 19 3475.3111

 

Fontes:

https://www.hsc.com.br/noticias/evitar-quedas-de-idosos/ https://www.into.saude.gov.br/lista-dicas-dos-especialistas/186-quedas-e-inflamacoes/272-como-reduzir-quedas-no-idoso

VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL