CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Cuidados com o coração no verão

Cuidados com o coração no verão

08 de Janeiro de 2021

Estação mais quente do ano pode provocar desidratação e hipotensão; veja como manter o sistema cardíaco saudável.

Como diz a música, já pintou o verão, é calor no coração. A estação mais quente do ano já começou, e com ela os cuidados com as doenças do coração devem ser redobrados.

Isso porque as altas temperaturas têm um efeito sobre a pressão sanguínea. A tendência é de queda na pressão, e pacientes que fazem uso de vasodilatadores podem ter essa situação agravada e sofrer de hipotensão. Em alguns casos, é indicado procurar avaliação médica para estudar a necessidade de alterar a dosagem dos medicamentos.

O calor e a umidade também aceleram a perda de água pela transpiração. Com isso, o corpo perde sais minerais e a desidratação é um perigo real. A atenção deve ser redobrada entre os idosos, que sentem menos sede, e quem faz uso de remédios com efeito diurético. A ingestão de água, sucos naturais e água de coco ajudam a manter o organismo hidratado e o sistema renal funcionando.

O consumo de alimentos gordurosos e abuso de álcool aumenta em ambientes como praias ou piscinas, e essa receita é nociva ao coração. Frutos do mar, frituras e mesmo churrasco com carnes muito gordurosas devem ser evitados, ou ao menos consumidos com moderação.

O verão também pode inspirar a prática de atividades físicas, justamente com o objetivo de ter uma vida mais saudável. Contudo, cardiopatas devem passar por uma avaliação médica antes de iniciar qualquer exercício.

 

RISCO

As doenças cardiovasculares são a principal causa de morte no Brasil, segundo a Sociedade Brasileira de Cardiologia. A estimativa é que 1100 pessoas morram todos os dias por problemas cardiovasculares.

Doenças como arritmias cardíacas, pressão alta e insuficiência cardíaca podem desencadear situações com alto risco de morte, como infarto e AVC (Acidente Vascular Cerebral).

O período quente acaba sendo menos perigoso para o coração do que os meses mais frios, mas ainda assim requer cuidados.

 

Veja dicas de como manter o coração saudável o ano todo:

- não fumar;

- consumir gorduras boas, presentes em alimentos como abacate, azeite e castanhas;

- ter uma alimentação saudável, rica em frutas, verduras, carnes magras e grãos;

- incluir pelo menos 30 minutos de exercícios físicos na rotina;

- separar um tempo para descansar, já que o estresse libera adrenalina e cortisol; a longo prazo, aumenta a frequência cardíaca e eleva o nível da pressão arterial;

 

Fontes:

https://www.hcor.com.br/imprensa/noticias/cardiologista-do-hcor-da-dicas-de-cuidados-com-o-coracao-durante-o-verao/

https://exame.com/casual/coracao-requer-mais-atencao-no-verao/

http://www.cardiometro.com.br


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL