No dia mundial de combate ao câncer, fizemos uma seleção de alimentos que ajudam e previnem a doença. CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Alimentos que ajudam a evitar o câncer

Alimentos que ajudam a evitar o câncer

08 de Abril de 2016
No dia mundial de combate ao câncer, fizemos uma seleção de alimentos que ajudam e previnem a doença.
 
Um estudo publicado na edição de dezembro de 2011 do British Journal of Cancer apontou que 45% dos casos de câncer em homens e 40% dos casos de câncer em mulheres poderiam ser evitados com a adoção de hábitos de vida saudáveis.
 
Dentre esses hábitos, um que se destaca é a alimentação. De acordo com os nutricionistas, uma dieta equilibrada previne não só o desenvolvimento de um câncer, mas de outras inúmeras enfermidades. Alguns alimentos, entretanto, apresentam destaque quando o assunto é combater a multiplicação de células doentes. Confira quais são eles:
 
Brócolis
 

 
Diversos estudos publicados, já comprovaram a atuação dos brócolis na prevenção do câncer. Graças a diversos compostos, como o fitoquímico sulforafano, eles têm a capacidade de destruir células cancerígenas e deixar as demais intactas. Na pesquisa, homens com câncer de próstata que consumiram o vegetal apresentaram inibição de determinada enzima que também é alvo de medicamentos para tratamento da doença. Resultados similares também puderam ser vistos em mulheres com câncer de mama.


Chá Verde
 

 
Queridinho de quem está de dieta, o chá verde não ganha destaque somente por acelerar o metabolismo e evitar a formação de coágulos nas artérias. A bebida também é rica em antioxidantes, que atuam na prevenção do câncer. O Chá Verde possui nutrientes que tem atuação direta contra o câncer de pulmão. Segundo uma pesquisa recente, uma única xícara por dia reduz em 13 vezes o risco de fumantes desenvolverem a doença.
 
Alho e Cebola



 
Alho e cebola pertencem a um mesmo gênero de alimentos que são fonte de determinado fitoquímico envolvido na capacidade de excreção de compostos carcinogênicos. Em outras palavras, esses alimentos auxiliam na eliminação de toxinas que favorecem o desenvolvimento de doenças degenerativas, como o câncer. O consumo dos alimentos reduz o riso de câncer de intestino e diminui drasticamente a probabilidade de câncer no pâncreas.
 
Tomate



 
Muitas pessoas associam o tomate à prevenção do câncer de próstata. Não é à toa: o alimento é fonte de licopeno, carotenoide que confere alto grau de proteção contra a oxidação celular. É preferível comer o tomate após o aquecimento e acompanhado de uma gordura, como o azeite, para facilitar a absorção da substância pelo organismo. Molho de tomate, portanto, é a melhor escolha para obter o nutriente.
 
Cenoura



 
A cenoura contém uma substância chamada carotenoide, atuante no combate a radicais livres que, quando em excesso, levam a mutações celulares capazes de originar um câncer. Tal ação se mostra eficaz principalmente na prevenção do câncer de mama. A acerola, abóbora e manga são outras boas fontes desse nutriente.
 
Uva



 
Fonte de polifenois, a casca e a semente da uva são outros bons aliados no combate aos efeitos dos radicais livres. Para prevenção do câncer, entretanto, não é recomendado obter o nutriente bebendo vinho, pois o álcool pode anular os efeitos anticancerígenos do alimento. 


Frutas Vermelhas
 

 
Frutas vermelhas, como a framboesa e a amora, são ricas em antocianinas, fitonutrientes que retardam o crescimento de células pré-malignas e evitam a formação de novos vasos sanguíneos que poderiam estimular o crescimento de um tumor.

VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL