CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | 5 dicas para cuidar da saúde durante o inverno

5 dicas para cuidar da saúde durante o inverno

19 de Julho de 2021

O inverno pede cuidados redobrados com o corpo. A chegada da estação mais fria do ano vem acompanhada de aumento de doenças respiratórias, cardíacas e até mesmo dores musculares.

As baixas temperaturas tendem a estreitas as artérias, aumentando a pressão sobre o sistema circulatório. Segundo a Sociedade Brasileira de Arritmias Cardíacas, a ocorrência de infartos e AVC (Acidente Vascular Cerebral) aumentam até 25% durante o inverno.

Essa estação no Brasil é caracterizada pelo tempo frio e seco, receita ideal para concentração de poluentes na atmosfera. Somado à presença maior de pessoas em locais fechados, a ocorrência de resfriados, gripes, crises de asma e bronquite dispara no período.

Algumas atitudes simples podem te ajudar a passar o inverno de um jeito mais tranquilo, curtindo os dias frios sem comprometer sua saúde.

- Fique aquecido: a tendência do corpo quando sente frio é contrair os músculos, com risco de desencadear inflamações em nervos e músculos. Manter-se aquecido com agasalhos e cobertores é uma forma de evitar esses transtornos.

- Beba dois litros de água por dia: boa parte dos problemas respiratórios nessa época do ano ocorre pela baixa umidade relativa do ar. Hidratar-se de dentro para fora é a maneira ideal de preparar o corpo para essas condições climáticas. Além disso, o intestino agradece: falta de água no organismo pode desencadear prisão de ventre.

- Faça exercícios: é mais difícil encontrar ânimo para fazer atividades físicas no frio, mas o seu corpo vai agradecer esse esforço. As articulações, músculos e ossos ficam fortalecidos com exercícios diários. Essa também é a forma mais efetiva de evitar acumular gordura, vilã da saúde.

- Coma alimentos saudáveis: é normal sentir mais fome no frio, já que é preciso mais energia para manter o corpo aquecido. Dê preferência a alimentos saudáveis, como frutas, legumes e verduras cozidas para facilitar a digestão, assim como biscoitos e pães integrais.

- Vacine-se: muita gente não sabe, mas existem vacinas obrigatórias no calendário vacinal na fase adulta e velhice. Um exemplo importante de imunizante para essa época do ano é a vacina contra gripe. E quando chegar sua hora, vacine-se contra a Covid-19.

Cuide do seu corpo com carinho no inverno, mantendo-o aquecido e nutrido para lidar com as baixas temperaturas.

Fontes:

https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/4-cuidados-que-precisamos-ter-com-nossa-saude-no-inverno,1f43a6e3473d8bea547f5de44608c757mag2mnou.html

http://www.iff.fiocruz.br/index.php/8-noticias/43-infeccoes

https://sobrac.org/home/wp-content/uploads/2019/08/1564672360_Release_inverno_e_corao_-_julho_-_2019_-_SOBRAC.pdf


VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL