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5 atividades indicadas para mulheres grávidas

21 de Janeiro de 2020

Sim, gravidez e exercícios formam uma combinação extremamente saudável. Observando os cuidados adequados, estar em boas condições físicas durante os nove meses de gestação é importante para manter a disposição, bem como reduzir as dores nas costas e articulações, além de contribuir para a prevenção de doenças como o diabetes gestacional e hipertensão arterial.

Atividades físicas também são benéficas para o momento do parto, visto que elas proporcionam um bom condicionamento muscular, cardiovascular e uma recuperação mais saudável no pós-parto.

Confira na leitura a seguir 5 tipos de atividades físicas ideias para as gestantes!

Musculação

Apesar de muitas grávidas acreditarem que a musculação é incompatível com a gestação, a modalidade pode ser adotada na gravidez medo - principalmente se a mulher já praticava. No entanto, essa é uma das atividades físicas para gestantes que devem ter autorização do ginecologista.

Se recomendada e praticada com moderação, a musculação é capaz de fortalecer as musculaturas responsáveis pelo controle da postura, evitando dores nas costas e articulações.

É importante enfatizar que as gestantes devem tomar extremo cuidado para não pegarem excesso de peso.

Pilates

O pilates é uma das atividades físicas para gestantes mais indicadas, auxiliando as mulheres tanto nos aspectos físicos quanto mentais.

A prática oferece uma melhora na postura e auxilia no fortalecimento dos músculos das pernas, o que é importante para evitar dores nas costas. Além disso, o pilates também atua no fortalecimento da musculatura dos braços, que prepara a mulher para carregar o bebê.

O fortalecimento da região do períneo também é um dos benefícios, combatendo a incontinência urinária e auxiliando a contração abdominal, que é fundamental para o parto.

Psicologicamente, o pilates é um grande aliado, visto que trabalha a concentração e a respiração, trazendo mais calma e relaxamento para a gestante e seu filho.

No entanto, ao contrário do que se pensa, esta não é uma atividade indicada para mulheres sedentárias antes de engravidar, ou que nunca fizeram pilates antes.

Caminhada

A caminhada também é uma das atividades físicas recomendadas pelos médicos por ser simples e não exigir muita aptidão. A prática fortalece os músculos das pernas, facilita o bom posicionamento da coluna e, assim, ajuda a mulher a sustentar o peso da barriga.

Além disso, estima-se que o movimento do quadril ao caminhar ajuda a encaixar melhor o bebê no útero, facilitando até mesmo o parto normal.

No entanto, por mais que pareça simples, a caminhada também exige alguns cuidados, como optar por percursos menos íngremes, a fim de evitar a sobrecarga nas articulações e o aumento excessivo da frequência cardíaca.

É muito importante, também, usar roupas que facilitem a transpiração, uma vez que a o seu metabolismo é mais acelerado durante a gravidez.

Também tenha cuidado com o excesso de sol. Utilize sempre protetor solar e escolha caminhar locais mais frescos e horários com temperaturas mais amenas.

Natação

A natação também é uma das atividades físicas para gestantes mais recomendadas, pois ao se exercitar na água, a gestante terá mais segurança, uma vez que se trata de um meio em que o risco de quedas e impactos é reduzido.

Outra vantagem é que a natação permite trabalhar o corpo inteiro de uma vez só, sem que haja risco de lesões.

A natação proporciona um alívio das dores nas costas causadas pela sobrecarga de peso do bebê, reduz o acúmulo de líquidos nos membros, relaxa e fortalece a musculatura e melhora a circulação.

No entanto, para praticar esse exercício, é fundamental que a grávida controle a frequência cardíaca (máximo de 140 batimentos por minuto) e prefira nadar em intensidade moderada.

Alongamento

Para aumentar a flexibilidade e relaxar os músculos já tão sobrecarregados pelas mudanças posturais na gravidez, o alongamento é muito importante para as gestantes. Essa é uma das atividades físicas para gestantes que proporciona maior agilidade e elasticidade do corpo, ajudando a prevenir lesões.

Vale ressaltar, entretanto, que deve haver cuidado com o excesso no alongamento, pois os ligamentos e articulações neste período estão mais sensíveis pelos hormônios.

Todos os direitos reservam-se as fontes mencionadas.

Disponível em: http://www.teamtex.com.br/blog/7-atividades-fisicas-para-gestantes-mais-saudaveis-e-prazerosas


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