CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | 5 alongamentos para fazer no home office

5 alongamentos para fazer no home office

15 de Abril de 2021

Passar horas sentado prejudica a coluna, a circulação, aumenta risco de obesidade e interfere na fertilidade.

O corpo começa a reclamar após horas sentado, e não é à toa. As dores que aparecem após passar longos períodos na frente do computador e pendurado no telefone são um sinal de que algo está errado.

Durante milhares de anos, o corpo humano foi adaptado para exercer atividades físicas para a sobrevivência, como a caça, agricultura e trabalhos braçais. Foi somente nas últimas décadas que surgiram tantas atividades laborais que podem ser feitas com o trabalhador sentado.

Sem tempo para se adaptar a essa mudança radical, o corpo apresenta uma série de problemas associados a essa rotina moderna de 8 a 12 horas na frente do computador. A vítima mais evidente é a coluna, que sinaliza por meio das dores que acometem boa parte da população.

Contudo, ficar horas sentado também traz outros riscos mais silenciosos. Essa prática aumenta a possibilidade de desenvolver sobrepeso, interfere na circunferência abdominal, prejudica a circulação e até pode diminuir a fertilidade (no caso dos homens).

No deslocamento até o escritório o corpo acaba se movimentando, assim como na movimentação entre setores da empresa, ou no subir e descer escadas. Contudo, no home office a movimentação é ainda menor e o período sentado se prolonga.

O ideal é realizar ao menos 30 minutos de exercícios por dia, mas mesmo doses menores de atividades físicas podem trazer benefícios. Veja alongamentos fáceis, realizáveis enquanto está sentado em uma cadeira, e que podem melhorar sua qualidade de vida caso sejam realizados todos os dias:

  • Alongamento do pescoço: com suavidade, faça movimentos circulares com o pescoço para os dois lados. Com o auxílio das mãos, mantenha com a cabeça para o lado direito, esquerdo, para frente e para trás, alongando toda a extensão do pescoço.
  • Alongamento dos braços: estique os braços para cima e fique nessa posição por alguns segundos. Estique também para a frente do corpo e para trás, tentando abraçar as costas da cadeira.
  • Alongamento para os ombros: faça movimentos circulares com os ombros, para frente e depois para trás. Erga os ombros até as orelhas e solte junto com a expiração: repita esse movimento algumas vezes.
  • Alongamento do nervo ciático: cruze uma perna e estoque o corpo para frente com as mãos estendidas ao lado do corpo. Mantenha por alguns segundos e depois troque a perna.
  • Alongamento para as pernas: estique um pé para frente e estenda o corpo, tentando encostar a mão no pé, respeitando seus limites. Fique alguns segundos e depois troque a penas.

Essas são formas simples de tentar melhorar a saúde durante o home office, mas caso note problemas persistentes, a recomendação é procurar um médico. A prevenção é a melhor receita para uma vida mais saudável!

 

Fontes:

https://exame.com/casual/seis-exercicios-para-a-postura-que-podem-ser-feitos-no-home-office/

https://exame.com/carreira/6-riscos-que-voce-corre-ao-passar-o-dia-sentado-no-trabalho/

   

VOLTAR
© 2021 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL