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3 hábitos para uma vida mais saudável

20 de Maio de 2020

Todos desejam conquistar um modo de vida mais saudável para si e para os que o cercam. Vários são os pilares que sustentam um estilo mais saudável de viver – a alimentação e os exercícios físicos são apenas alguns deles. Mas o aspecto mais interessante é que não há como identificar qual tem papel de maior importância. O segredo é manter o equilíbrio entre todos e, para isso, o bom senso é crucial.

Manter uma alimentação balanceada não substitui a necessidade de realizar atividades físicas, da mesma forma que se exercitar não torna a alimentação balanceada desnecessária. Ambos se completam em termos de resultados para a saúde e bem-estar.

Na leitura a seguir, separamos três hábitos importantes para você incluir na sua rotina e levar uma vida mais saudável. Confira!

1 - Lavar as mãos com frequência

A maioria das pessoas toca os olhos ou nariz uma vez a cada três horas. Entretanto, segundo o diretor de Vigilância de Doenças Transmissíveis do Ministério da Saúde, Cláudio Maierovitch, vírus e bactérias são facilmente transportados pelas mãos das pessoas. De acordo com o diretor, "em geral, as mãos são a parte do corpo que mais tem contato entre uma pessoa e outra e as pessoas, em geral, usam as mãos pra diversas coisas, costumam passar a mão nos olhos, no nariz, na boca, no corpo, muitas vezes, sem perceber; assim como tocam diversos objetos e todas essas podem ser fonte de micro-organismos que causam doenças e a sua transmissão pode ser muito reduzida se as pessoas lavarem as mãos adequadamente", explica.

A lavagem correta das mãos exige certo cuidado e deve ser realizada com frequência. Basicamente, a pessoa deve usar água limpa e sabonete, lavar integralmente toda a superfície da mão, iniciando pelas palmas das mãos, preocupando-se muito com as pontas dos dedos, com o espaço entre os dedos, com as unhas, o dorso da mão e lavando até a região do punho, deve demorar aproximadamente de 30 segundos a um minuto. Isso pode ser substituído ou complementado pela utilização de álcool em gel.

2 - Beba muito mais água

A hidratação é uma atividade valiosa para manter a saúde do corpo. Entenda que o mesmo ar seco do inverno que provoca as rachaduras dos lábios também suga a umidade do nariz e da garganta. A capacidade de afastar os vírus antes que eles dominem o seu corpo depende de um fluxo constante de secreções, que são auxiliadas pela água. Por isso, tome pelo menos de oito a dez copos por dia. Também é importante ter cuidado com a ingestão de bebidas com cafeína, porque elas desidratam o corpo.

3 - Cortar o açúcar da dieta

Além de afastar uma das causas da obesidade, reduzir a quantidade de doce pode dar mais disposição, afastar doenças e melhorar o paladar. Adultos consomem uma média de 135 quilos de açúcar por ano. A maioria das pessoas não consegue metabolizar o açúcar que consome porque ele rapidamente se transforma em gordura. E, quando se come o açúcar, o sistema imunológico é "congelado" por até duas horas, durante as quais os vírus e outros organismos estranhos podem atacar seu sistema, dificultando seus planos de ter uma vida saudável. Quando tiver vontade de comer doce, experimente deixar algumas frutas congeladas, como amoras, uvas ou abacaxi, para consumi-las depois. Colocar pedaços de bananas no seu iogurte pode ser uma delícia também.

Ter uma vida saudável é uma questão de hábito: implemente mudanças simples em atitudes cotidianas e tenha mais consciência das suas ações.

Todos os direitos reservam-se as fontes mencionadas.

Disponível em: http://www.blog.saude.gov.br/index.php/35081-higiene-saiba-por-que-e-importante-lavar-as-maos, https://saude.abril.com.br/blog/alimente-se-com-ciencia/afinal-o-que-significa-ter-um-estilo-de-vida-saudavel/, https://www.ecycle.com.br/1864-vida-saudavel, https://www.terra.com.br/vida-e-estilo/saude/bem-estar/sport-life/hidrate-se-a-importancia-de-beber-agua-para-ter-um-corpo-saudavel,ebcbd6e30d6cd956c86694f22d44e3b4kj4sd4p6.html, https://exame.com/estilo-de-vida/por-que-vale-a-pena-cortar-o-acucar-a-partir-de-agora/.


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