CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | 5 sinais: quando o excesso de peso virou um problema

5 sinais: quando o excesso de peso virou um problema

13 de Maio de 2022


Ficar plenamente satisfeito com o corpo é um desafio constante. Basta relaxar para voltar à estaca zero. Porém, existem sete sinais que vão além da estética e quando eles se manifestam no corpo passam a afetar diretamente a saúde. E esse é o problema.
Dados da Sociedade Brasileira de Cardiologia apontam que o país enfrenta uma verdadeira epidemia quando se trata do excesso de peso.

Para se ter ideia, o Ministério da Saúde revelou que quase 50% dos brasileiros possuem o IMC acima do ideal.

1 – Quando as roupas não servem mais


Um sinal claro a se manifestar é quando o excesso de peso chega a tal ponto que as roupas já não servem mais.

Conforme especialistas, as mulheres são as que mais sofrem com a busca pelo corpo ideal. Porém, é necessário usar parâmetros médicos para avaliar quais são os problemas de saúde.

2 - Gordura no abdômen


A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia explica que alguns pontos são considerados no desenvolvimento de doenças como o diabetes: aumento da circunferência abdominal e histórico na família. Há maior problema em peso concentrado no abdômen. Os riscos são bem maiores, com elevação da taxa de glicose, pressão arterial e colesterol ruim. Uma cintura adequada para o público feminino é de até 88 cm e 102 cm no caso dos homens.

3- Transpiração


A elevação da transpiração e sudorese são sinais clássicos que se pode haver problema de saúde.

4- Ociosidade


A redução da disposição e o aumento das limitações para atividades físicas são sérias. Quando se ganha peso, as limitações são evidenciadas pelo cansaço constante. Por isso é importante correr atrás do prejuízo e recuperar o condicionamento físico.

5- Má qualidade do sono


Um dos alertas do ganho de peso são distúrbios no sono e a perda da sua qualidade. O ganho de peso pode provocar a chamada apneia do sono, que dificulta a passagem do ar pela garganta. Um dos motivos é a concentração de gordura no pescoço e abdômen.

Fonte: https://www.minhavida.com.br/saude/materias/15429-7-sinais-revelam-excesso-de-peso-se-tornou-um-problema

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111