CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Super-homem só nos cinemas! A saúde masculina implora por atenção.

Super-homem só nos cinemas! A saúde masculina implora por atenção.

23 de Agosto de 2019

Não é de hoje que o universo masculino necessita de atenção. Pode parecer ironia, afinal, não faltam exemplos -muitos deles problemáticos- de que nossa sociedade ainda é pautada sob uma ótica extremamente falocêntrica. Contudo, essa posição de privilégio acaba se tornando um grande paradoxo: o objeto central da obra, priva-se de suas próprias fragilidades.

De acordo com dados do Ministério da Saúde , 70% do público masculino que visita o consultório médico, o fez por influência do cônjuge ou filhos. O estudo ainda aponta que mais da metade desses pacientes, só chegaram a frequentar um profissional quando o estágio da doença já estava avançado. Isso só nos mostra o quão grave e delicada é a situação da saúde masculina.

O Ministério da Saúde também comprova que muito mais do que genética, os hábitos e escolhas de estilo de vida influenciam drasticamente o bem-estar de nosso organismo. Estima-se que o homem brasileiro, vive em média 7,2 anos a menos que a mulher, envolvendo as mais diversas causas,desde acidentes no trânsito até doenças cardiovasculares. Barreiras culturais e preconceitos apresentam-se como os maiores impeditivos, por isso a conscientização por meio da informação é de suma importância.

Cumpra a cartilha!

Todas as pessoas devem estar com os exames em dia, mas sobretudo os que possuem maior resistência. É claro que atividades físicas e alimentação balanceada são extremamente relevantes para a manutenção da saúde, mas existem uma série de patologias que não apresentam sintomas em sua fase inicial. Apenas exames laboratoriais podem averiguar com propriedade o quadro clínico de um paciente . Quando diagnosticadas no começo, suas chances de recuperação aumentam exponencialmente. Por isso, periodicamente é necessário realizar os seguintes testes:

● Exames cardiovasculares;

● Detecção de Doenças Sexualmente Transmissíveis;

● Índice de Massa Corporal;

● Colesterol e diabetes.

Exame de Próstata

Separamos um tópico exclusivo para este exame, visto que no Brasil, o câncer de próstata é o segundo mais comum entre os homens, conforme levantamentos do Instituto Nacional do Câncer . Recomenda-se que o exame seja feito anualmente, a partir dos 45 anos de idade. Além dos exames de toque e PSA (coleta de sangue), o autoexame também se faz necessário.

A conscientização a respeito de nossas próprias fragilidades é um ato de amor para conosco e para os entes queridos que nos cercam. É preciso levar informação para que qualquer resquício de preconceito não continue sendo responsável por tantas infelicidades, mas sim, que seja deixado de lado de uma vez por todas, para enfim, alcançarmos uma vida plena, hoje e no futuro.

Todos os direitos se reservam as fontes mencionadas.

Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-prostata , http://bvsms.saude.gov.br/ultimas-noticias/2146-saude-do-homem-prevencao-e-fundamental-pa ra-uma-vida-saudavel , https://blog.drconsulta.com/saude-do-homem-conheca-os-cuidados-essenciais/


VOLTAR
© 2019 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL