O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem...." /> CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Novembro Azul: O Cetam apoia essa causa!

Novembro Azul: O Cetam apoia essa causa!

01 de Novembro de 2016


O mês de novembro é internacionalmente dedicado às ações relacionadas ao câncer de próstata e à saúde do homem. O câncer de próstata é o sexto tipo mais comum no mundo e o segundo com maior incidência nos homens, no Brasil.
 
Cerca de três quartos dos casos no mundo ocorrem em homens com mais de 65 anos. Quando diagnosticada e tratada no início, tem os riscos de mortalidade reduzidos. No Brasil, é a quarta causa de morte por câncer e corresponde a 6% do total de óbitos por este grupo.
 
A próstata é uma glândula que só o homem possui, localizada na parte baixa do abdômen. Situa-se logo abaixo da bexiga e à frente do reto. A próstata envolve a porção inicial da uretra, tubo pelo qual a urina armazenada na bexiga é eliminada. Ela produz cerca de 70% do sêmen, e representa um papel fundamental na fertilidade masculina.


Prevenção ao Câncer de Próstata
 
Uma dieta rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais e com menos gordura, principalmente as de origem animal, ajuda a diminuir o risco do câncer. Especialistas recomendam pelo menos 30 minutos diários de atividade física, manter o peso adequado à altura, diminuir o consumo de álcool e não fumar.
 
Homens a partir dos 50 anos devem procurar um médico para realizar exames de rotina. Os sintomas mais comuns do tumor são a dificuldade de urinar, frequência urinária alterada ou diminuição da força do jato da urina, dentre outros. Quem tem histórico familiar da doença deve avisar o médico, que indicará os exames necessários. Quanto mais cedo for diagnosticada a doença, maiores serão as chances de cura.
 
Fatores de Risco
 
Embora seja difícil especificar a real influência de cada elemento para o surgimento da doença, sabe-se que existem vários fatores de risco a serem considerados. Entre eles, estão:
 
Idade
 
Talvez esse seja o maior agravante: o câncer de próstata é muito raro em homens com menos de 40 anos, mas as chances aumentam rapidamente após os 50. Estima-se que mais da metade dos casos sejam diagnosticados em homens com mais de 65 anos.
 
Histórico familiar
 
Ter um parente de primeiro grau diagnosticado com a doença aumenta de forma considerável o risco de câncer de próstata. Por isso, pessoas com familiares cujo diagnóstico ocorreu antes dos 65 anos devem iniciar o acompanhamento médico e laboratorial já aos 40 anos.
 
Etnia
 
A doença é mais comum em homens de descendência africana do que em homens de outras etnias. As explicacções para esse fenômeno não são claras e a ciência ainda busca entender suas causas.
 
Alimentação
 
Consumir uma grande quantidade de cálcio, por meio de alimentos ou suplementos, pode aumentar o risco de câncer de próstata. Laticínios, que muitas vezes são ricos em cálcio, também podem contribuir para o problema. Embora o papel da dieta ainda seja alvo de estudos, é possível afirmar que uma alimentação balanceada e rica em nutrientes pode colaborar para evitar a doença.
 

 
Risco de câncer de próstata pode ser diminuído


Atuar preventivamente é a principal arma contra o câncer, seja ele de próstata ou não. Foi comprovado que uma alimentação com menos gordura, rica em frutas, verduras, legumes, grãos e cereais integrais ajuda a diminuir não só o risco de surgimento do câncer, mas de outras doenças crônicas.
 
Adotar hábitos que não sejam nocivos ao organismo e que contribuam para o seu pleno funcionamento é o primeiro passo. Se você for sedentário, considere, além da mudança na dieta, começar a se exercitar pelo menos semanalmente. Controlar o peso, diminuir o consumo de álcool e não fumar também são hábitos recomendados.
 
Com prevenção é possível vencermos o Câncer de Próstata. O Cetam apoia essa causa!

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111