CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Mamografia digital: a tecnologia a favor da sua saúde

Mamografia digital: a tecnologia a favor da sua saúde

27 de Setembro de 2019


O câncer de mama no Brasil atinge números alarmantes. Seja por paradigmas sociais, medos ou falta de acesso à informação, a conscientização acerca da necessidade de prevenção ainda é uma meta a ser atingida, de caráter extremamente importante. De acordo com o I nstituto Nacional do Câncer, ele é classificado como a doença mais recorrente entre as mulheres, estando atrás apenas do de pele não melanoma, e corresponde ao percentual de 29% dos casos, todos os anos.

Desde a década de 80, programas do Poder Executivo prestam assistência a prevenção do câncer de mama, no país. Contudo, somente em 2009, a pauta tornou-se prioridade nas diretrizes do então Governo, onde o Ministério da Saúde pode implementar o SISMAMA - Sistema de Informação do Câncer de Mama, programa instituído para monitoramento das ações de detecção precoce da doença.

O acesso à informação e os avanços tecnológicos proporcionaram melhoras expressivas no contexto geral da patologia no país.

Sintomas e Condições de Risco

O desenvolvimento da doença culmina em alguns sintomas que podem ser perceptíveis, até mesmo sem a necessidade de um equipamento para análise. Dentre eles, enquadram-se:

● Nódulos perceptíveis na região das mamas ou axilas; ● Alterações na região da pele que recobre o nódulo; ● Inversão, descamação ou ulceração do mamilo;

Além disso, algumas condições e situações podem estar mais propensas à acometer o mal, e por isso merecem atenção redobrada para a prevenção. São elas, mulheres que:

● Possuem histórico da doença na família (especialmente em parentes de 1º grau); ● Menstruaram precocemente; ● Tiveram gravidez após os 30 anos de idade; ● Não tiveram filhos; ● Entraram na menopausa somente após os 50 anos (consideravelmente tardia).

A Mamografia Digital

O exame de Mamografia é capaz de identificar o estágio inicial da doença, aumentando as chances de recuperação em 90%. Mesmo assim, o desconforto causado pelo método convencional do exame, ainda é responsável pelas queixas de grande parte das pacientes, atrelado ao medo de descobrir possíveis inconformidades. Com isso, a Mamografia Digital promoveu melhora significativa na experiência das usuárias, com uma metodologia descomplicada, menos desconfortável e capacidade de diagnóstico com maior riqueza de detalhes. Além disso, a técnica digital retira também a dependência da impressão em filme, viabilizando o armazenamento, análise e mensuração de dados.

Conscientização

No Brasil, o dia 5 de fevereiro marca o Dia Nacional da Mamografia. Já no mês de Outubro, celebra-se a campanha “Outubro Rosa”, sendo o dia 19 designado como o Dia Internacional do Câncer de Mama. A prevenção é extremamente necessária, por isso o autoexame a fim de detectar qualquer alteração em seu estágio inicial, deve ser realizado constantemente. A recomendação é de que após os 40 anos, as mulheres se submetam anualmente ao exame de Mamografia.

Homens

Apesar de raro, o câncer de mama também pode acometer os homens. Em relação às mulheres, os casos em pacientes do sexo masculino representam apenas 1%, mas o autoexame de prevenção deve ser uma precaução de todos.

Todos os direitos se reservam as fontes mencionadas.

Disponível em: https://www.inca.gov.br/tipos-de-cancer/cancer-de-mama , https://www.saude.ce.gov.br/2018/10/23/cancer-de-mama-prevencao-aumenta-em-90-chancesde- cura/ , http://portaltelemedicina.com.br/blog/mamografia-digital-conheca-as-vantagens/ , http://www.saude.gov.br/saude-de-a-z/cancer-de-mama


VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111