CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Festa junina saudável: o que evitar para não sair da dieta durante o arraial

Festa junina saudável: o que evitar para não sair da dieta durante o arraial

15 de Junho de 2018


Tanto a canjica quanto a paçoca são muito calóricas, e por isso devem ser evitadas por quem quer emagrecer.

 

É no mês de junho que temos os dias de São Pedro, São João e Santo Antônio. E como parte de uma só celebração veio a festa junina, que embora tenha mais força em alguns estados do Nordeste é comemorada em todo o país. Além de músicas e brincadeiras típicas, esse evento conta também com pratos bem característicos, que deixam qualquer um com água na boca. Mas quem está de dieta deve passar longe do arraial? Nada disso! É preciso saber apenas quais devem ser evitados para curtir o evento sem peso na consciência. Dá uma olhada em alguns que é melhor passar longe:

 

Maçã do amor possui corante e alto teor de açúcar

Ok, maçã é sim um alimento muito benéfico para o corpo. Afinal, ajuda na saúde bucal, protege a garganta, reduz os riscos de diabetes e até favorece o emagrecimento, graças as suas fibras. O problema é que a maçã do amor conta também com uma calda caramelizada que possui alto teor de açúcar e corante. Isso significa que eleva o índice glicêmico, o que aumenta a quantidade de glicose no sangue, podendo contribuir para o aumento de peso. Além disso, pessoas que ingerem açúcar em excesso podem acabar desenvolvendo diabetes. Já o corante artificial possui em sua fórmula substâncias que muitas vezes são cancerígenas.

 

Uma unidade de paçoca tem mais de 100 calorias

A não ser que você coma uma paçoca saudável é melhor evitar esse doce típico de festa junina. Isso porque a paçoca também possui uma quantidade muito elevada de açúcar, e por isso é péssima para quem está fazendo dieta. Além disso, é altamente calórica, com uma unidade possuindo mais de 100 calorias! Portanto, é péssima para quem é adepto da dieta low carb. Ao mesmo tempo, é bom lembrar que ela é feita a partir do amendoim, e por isso compartilha com ele diversos benefícios, como ser rica em fibras e em vitamina E.

 

Canjica possui ingredientes muito calóricos

Não há como negar que a canjica é um dos pratos que faz mais sucesso na festa junina. Afinal, é quente e doce, a combinação perfeita para quem gosta de sobremesas e não quer passar frio no outono. O problema é que 100 gramas de canjica possuem mais de 200 calorias! Afinal, para prepará-la é preciso utilizar leite condensado e creme de leite, dois ingredientes que por si só são banidos de qualquer dieta.

 

Quentão é feito com álcool

Para quem não sabe, quentão possui cachaça em sua receita, e esse ingrediente por si só deve ficar de fora de qualquer cardápio. Isso porque possui um alto teor de álcool, que por sua vez pode trazer diversos problemas para a saúde, como aumentar a chance de a pessoa desenvolver depressão, cirrose ou mesmo ansiedade. Além disso, ele reduz o metabolismo do corpo, gerando em consequência o aumento de peso.

 

Cocada pode ter mais de 400 calorias

Você sabia que uma única cocada pode ter mais de 400 calorias? A quantidade é impressionante, mas se considerarmos que seus ingredientes são basicamente açúcar e leite condensado o valor faz sentido. É claro que sempre há versões mais saudáveis e menos calóricas de qualquer prato. Portanto, se o seu objetivo é comer sem culpa na festa junina vale a pena buscar opções diet ou mais naturais dos seus pratos mais famosos, ou então comer alimentos orgânicos e ainda assim típicos, como milho.

 

Do: Conquiste sua vida

Por: Conquiste sua vida

 

Todos direitos reservados aos responsáveis do site citado.

 Disponível em: http://www.conquistesuavida.com.br/noticia/festa-junina-saudavel-o-que-evitar-para-nao-sair-da-dieta-durante-o-arraial_a8799/1 | Acesso em: 11/06/2018 às 09h37.


VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111