O mês de dezembro é lembrado no mundo todo como o mês de prevenção à AIDS. Durante esse período, os agentes e profissionais..." /> CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | Dezembro Vermelho: Alerta e Solidariedade sobre AIDS

Dezembro Vermelho: Alerta e Solidariedade sobre AIDS

15 de Dezembro de 2016


O mês de dezembro é lembrado no mundo todo como o mês de prevenção à AIDS. Durante esse período, os agentes e profissionais das unidades de saúde do município também reforçam as ações de diagnóstico e tratamento da doença.
 
As ações de conscientização são parte da rotina das unidades de saúde durante todo o ano. O Dezembro Vermelho é uma ação mundial de combate à Aids. Mas são ações rotineiras nas unidades básicas de saúde que salvam vidas.
 
A campanha tem como tema o laço vermelho, símbolo da luta contra a AIDS.  Mas o laço vermelho precisa ser mais que um símbolo. Deve unir todos em torno dos mesmos objetivos: estimular a testagem para diagnóstico do HIV, prevenir o HIV, realizar o tratamento para quem é soropositivo e superar o preconceito, que ainda atinge a muitos portadores da doença.
 
O Ministério da Saúde estima em 734 mil o número de brasileiros que vivem com o HIV. Desse contingente, 417 mil usam os medicamentos antirretrovirais ofertados na rede pública. Portanto, estão com a carga viral mais controlada, o que reduz a chance de infectarem outros indivíduos.
 
Porém, 167 mil pessoas sabem que possuem a doença, mas não procuram tratamento. Outros 150 mil convivem com o vírus e não sabem. Ou seja, estes dois grupos permanecem com o HIV sem controle, o que representa risco elevado de infecção. Como o vírus demora cerca de cinco a oito anos para se manifestar muitos não procuram o teste de diagnóstico e nem os remédios.
 

 
Saiba mais


- A AIDS não apresenta sintomas e o acompanhamento médico desde o início é imprescindível para se garantir qualidade de vida. O diagnóstico precoce é fundamental para interromper a cadeia de transmissão do vírus e também para que o tratamento seja realizado da maneira mais adequada.
 
- As organizações mundiais divulgam os balanços epidemiológicos da doença, e neste ano cerca de 40 milhões de pessoas foram infectadas no mundo, a maior parte na África subsaariana, sendo 718 mil só no Brasil. É considerada a quarta causa de óbito no mundo.
 
- O Ministério da Saúde já começou a oferecer as drogas antirretrovirais (que impedem a multiplicação do vírus) a todos os adultos infectados. O mês de dezembro é lembrado em todo o mundo como o período de prevenção e combate à Aids. Durante esse período, os agentes e profissionais das unidades de saúde do município também reforçam as ações de diagnóstico e tratamento da doença.
 
Atualmente, as unidades de saúde dos municípios oferecem exames laboratoriais gratuitos, orientações a pacientes suspeitos de terem contraído a doença e distribuição de preservativos masculinos e femininos.
 
Faça a sua parte: previna-se; faça o teste; seja solidário com quem tem o HIV; se você sabe que já tem o HIV, cuide-se; tome os medicamentos corretamente; use sempre camisinha e proteja seu parceiro do HIV diminuindo a carga viral.
 
O Cetam apoia a luta contra a AIDS.
 
Fonte: IUNA.

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111