Hoje nós recebemos muitas informações sobre os mais diversos produtos que estão constantemente sendo lançados no mercado. Na área..." /> CETAM – Tomografia e Ressonância
Home | Blog | 2017 é o ano para se alimentar melhor

2017 é o ano para se alimentar melhor

05 de Janeiro de 2017


Hoje nós recebemos muitas informações sobre os mais diversos produtos que estão constantemente sendo lançados no mercado. Na área da saúde existem vários tipos de estudos e muitos deles são complexos e específicos ao extremo tornando difícil a vida do consumidor na hora de decidir sobre o que comprar.
 
Por isso a nossa intenção hoje é fazer aquele filtro das tendências que podem levar você para uma vida mais saudável e, principalmente, mais prazerosa.
 
Pode parecer insistência, mas essa tendência tem sido na busca de compostos naturais assim como no aumento da eficiência de algumas substâncias quando combinadas com outras também naturais.
 
Uma grande descoberta para melhorar o seu desempenho é a importância das especiarias na alimentação. Podem ser flores, frutos, sementes, cascas, caules ou raízes que possuem aromas e sabores marcantes. Em algumas receitas substituem o sal ou açúcar, uma grande vantagem para quem tem hipertensão e diabetes.
 
Porém, além de contribuir para o sabor, as especiarias podem ajudar na absorção de certos nutrientes e melhorar o estado de saúde geral. Muitas dessas melhorias são devido aos antioxidantes. Canela, anis, gengibre e cravo reduzem a resposta glicêmica do corpo. Nas condições normais, alimentos de baixo índice glicêmicos são aqueles recomendados pela OMS (Organização Mundial da Saúde) como sendo saudáveis e que reduzem o risco de diversas outras doenças como obesidade e doenças cardiovasculares.
 
A cada ano que passa temos acesso a um número maior de informações e isso requer muito da nossa memória. Para ampliar a capacidade de absorção de informação e melhorar sua ansiedade é interessante que apimente um pouco mais o seu prato. Algumas pesquisas, ainda em andamento, identificaram grandes quantidades de flavonoides na sálvia, noz-moscada e alecrim. Esta substância já é conhecida pelos seus efeitos estimulantes sobre o cérebro e possíveis efeitos sobre o humor.
 
Outra planta muito recomendada para a sua rotina em 2017 é a Cúrcuma, também conhecida como açafrão-da-terra. Existem muitos estudos que compravam os seus benefícios. Esse rizoma é conhecido pelas ações anti-inflamatórias, e por isso pode ajudar na prevenção de diversas doenças, dentre elas, o câncer e doenças cardíacas. Além de contribuir para a manutenção da saúde do seu cérebro, com propriedades antidepressivas. Uma das poucas plantas que possui um imenso potencial curativo, cujo efeitos colaterais são quase inexistentes.



 
Nem tudo que é natural faz bem
 
Um erro muito comum, entretanto, é achar que só porque é natural não faz mal. Infelizmente, esse equívoco pode trazer muitos malefícios à sua saúde. Portanto, cabe lembrar aqui que doses muito elevadas de noz-moscada podem levar a efeitos adversos como: confusão mental e choque. Convém ressaltar que o consumo de grandes quantidades de canela pode trazer alguns efeitos colaterais indesejáveis, como, palpitações, azia e gastrite. Nos casos dos diabéticos, o consumo de grandes porções pode baixar em demasia o nível de açúcar no sangue, causando hipoglicemia.
 
O consumo excessivo de gengibre pode causar diarreia, dores de estômago e intensificação de sangramentos no período menstrual. Por isso, recomendo sempre consultar um médico ou especialista na área de nutrição para que o seu cardápio fique balanceado.
 
Um novo conceito de nutracêutico que vem para ficar em 2017 é a utilização de probióticos. Há muito tempo se ouve falar desse tipo de alimentação, porém é possível hoje, através das técnicas de isolamento de leveduras, ingerir esses microrganismo em quantidades maiores e que vão dar uma ajuda na sua saúde.
 
Essas pequenas mudanças podem nos trazer benefícios, mas lembre-se sempre de consultar um especialista que vá te auxiliar de forma específica para o seu caso. A auto-observação é uma ferramenta importantíssima para saber se está indo no caminho certo. Cabe lembrar que essas pequenas dicas devem estar associadas a outras atividades que você ache positivas, que vão desde a prática de exercícios físicos regulares até um bom relacionamento com as pessoas próximas.

VOLTAR
© 2024 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL
19 3475.3111