Raios-X - CETAM – Tomografia e Ressonância
Raios-X
Home | Exames |Raios-X
O QUE É RAIOS-X?
O mais antigo exame de imagem, o raios-x é um exame realizado através de radiações eletromagnéticas, produzidas a partir da colisão de feixes de elétrons com metais. O raios-x é utilizado nas análises das condições dos órgãos internos, fraturas, tratamento de tumores, doenças ósseas, etc.

O que acontece durante a radiografia?
Realizado por um técnico de radiologia, o raios-x é realizado em uma mesa de exames ao qual são feitos disparos de raios, de acordo com as densidades prescritas. Indolor, em poucos minutos o paciente é liberado caso o especialista tenha visibilidade na placa.

Grávida pode fazer raios-x?
Quanto maior a exposição de radiação, mais riscos a grávida pode correr. A maioria dos exames de raios-x não expõe os órgãos reprodutores à radiação, exceto os da região abdominal, mas a quantidade de radiação não representa um risco. Avisar o médico que está grávida e mesmo o especialista no dia do exame é essencial, assim, a proteção com colete de chumbo e quantidade de radiação serão avaliados.

As salas onde acontecem o exame, oferecem risco de contaminação?
Não, pois o tipo de radiação produzida pelos equipamentos é a eletromagnética e assim que desligado da tomada, não emite mais radiação e nem fica no ambiente. Diferente de equipamentos de radioterapia e medicina nuclear, pois contam com elementos radioativos em seu interior.

RAIOS-X PODE FAZER MAL PARA A SAÚDE?


Geralmente não. A dose de radiação é leve, porém, a repetição acentuada desse exame pode trazer riscos.

RAIOS-X DÓI?


Não, mas é verdade afirmar que a exposição prolongada aos raios-x podem provocar queimaduras, bem como morte celular, vermelhidão na pele e mutações genéticas.
Convênios atendidos
© 2019 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL