Mamografia - CETAM – Tomografia e Ressonância
Mamografia
Home | Exames |Mamografia
O QUE É MAMOGRAFIA?
Um exame radiológico comum para avaliar a saúde das mamas, em especial detectar precocemente o câncer de mama, feito através do aparelho de raios-x, conhecido também como mamógrafo. Capaz de visualizar pequenos nódulos, com ele é possível também verificar nódulos cancerígenos não palpáveis.

Como é realizado?
Em pé, as mamas serão posicionadas sobre um tipo de placa acrílica dupla específica, que as comprimirá. O incômodo da compressão das mamas é necessário, pois somente assim, os tecidos mamários serão espalhados e garantirá melhor visualização das glândulas internas. Um incômodo suportável, sendo indicado que as mulheres em idade fértil realizem o exame entre o quinto e o décimo dia do ciclo menstrual, período este em que as mamas não estão tão sensíveis ao toque.

O autoexame substitui a mamografia?
Não. A mamografia é um exame altamente complexo e consegue visualizar pequenos nódulos não palpáveis. Além disso, por sua alta tecnologia, é capaz de capturar indícios mínimos de tumores cancerígenos, enquanto no autoexame, não.

Prótese de silicone interfere no resultado?
Não. Muitas mulheres possuem prótese e o exame ocorre normalmente, sem interferência alguma. Apenas informar que tem a prótese para melhor ajuste do seu caso.

PRECISA DE ALGUM PREPARO?


Não, apenas para evitar menos incômodo da compressão das mamas, é indicado que as mulheres em idade fértil realizem o exame entre o quinto e o décimo dia do ciclo menstrual, período este em que as mamas não estão tão sensíveis ao toque.

QUAL IDADE A MAMOGRAFIA É RECOMENDADA?


• Mulheres entre 35 a 40 anos: avaliação das condições das mamas;
• Mulheres entre 40 a 50 anos: o médico deverá indicar a frequência do exame;
• Mulheres depois dos 50 anos: 1x ao ano.
Convênios atendidos
© 2019 CETAM Diagnóstico por Imagem
- Todos os direitos Reservados
Desenvolvido por AOX DIGITAL